Naruto Hajime Velha Guarda
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Mensagem por Shika Oka Seg Jun 13, 2011 4:29 pm

1- Introdução
2- O Fórum e sua Coordenação
3- Dicas de Conduta
4- Sistema
5- FAQ


1-Introdução

Olá
leitor ou leitora! Em primeiro lugar é um grande prazer tê-lo em nossa
comunidade, e ver que está interessado em aprender o básico de nosso
jogo. Seja muito bem vindo ao RPG de Naruto do fórum Naruto Hajime
(Agora, Animesplus)! Este foi e é um jogo criado de jogadores para
jogadores, com o intuito da diversão de nossa comunidade, baseado em
posts no fórum. No nosso RPG, você poderá criar um personagem e se
envolver no universo de Naruto. Se você quiser ser um Uchiha, pode ser.
Um Hyuuga talvez? Certo! Ou um usuário de Kugutsu... você que sabe!
Aqui
o que conta é sua imaginação. Após criar seu personagem, e após ter seu
time criado, você irá ingressar em um time como um recém formado Genin,
e irá realizar diversas missões e treinos para tornar-se um forte
shinobi de sua vila! Você pode jogar em qualquer vila, seja pelos clãs,
pelo local ou pelas pessoas que habitam tal vila.
Bem, isso é apenas
um resumo de muito que pode ser feito no nosso jogo. Antes de tudo
queria pedir que você leitor(a) desse uma lida neste nosso tópico
(praticamente um FAQ) para já se acostumar com o que gostaríamos de ver e
o que é o mais adequado para que você se encaixe com maior facilidade
em nossas regras. Com a leitura deste tópico, já é possível ir procurar
os tópicos de Clãs e Jutsus para montar o seu personagem e jogar (Os
outros tópicos, apesar de importantes, não são necessários para poder
jogar). Um grande abraço de toda coordenação e vamos lá!

2-O Fórum e sua coordenação:

Como primeiro passo, gostaria de introduzi-los a alguns cargos importantes
dentro da Seção de RPG. São eles os seguintes:

Jogadores:
Membros comuns, são o sustento do nosso jogo e portanto devem ser
respeitados, e respeitarem seus semelhantes e colegas de jogo da mesma
forma. Formam a base do RPG, todos possuem seu personagem e fazem parte
do nosso mundo.

Game-Masters (GM’s): São os encarregados de
conduzirem o jogo dos jogadores. Mestre das regras e normalmente bons em
imaginação e interpretação, os GM’s normalmente são jogadores mais
experientes que foram requisitados pela coordenação para ajudarem no
trabalho do RPG. Estão sempre a disposição dos jogadores, para tirarem
dúvidas, mestrarem treinos, efetuarem compras e etc... São também
mestres do jogo podendo interpretar e fazer usos de NPC’s em dadas as
situações de jogo. Os GM’s também atuam na moderação das áreas do RPG.
Os atuais GM’s são: X, Y, W, Z

Coordenadores
do RPG: Assim como os GM’s, os coordenadores são mestres do jogo.
Porém, ao contrário dos Game Masters, estes tem um pouco mais de
responsabilidades por cima. São eles que (em conjunto é claro tanto dos
GM’s quanto até dos jogadores em alguns casos) atualizam regras,
realizam mudanças, convidam pessoas para serem Game Masters, cuidam do
bem estar de todos, escutam críticas diretas... Enfim, administram de
maneira mais ampla o jogo. Dentro desta cadeia, são os Coordenadores que
estão mais abaixo, estão 100% a serviços tanto dos jogadores quanto dos
GM’s. O cargo atualmente é ocupado por 1 pessoa: X.

Agora que você conhece a hierarquia e a staff, vamos passar a apresentá-lo o
nosso fórum:

A RPG Zone abrange os seguintes fóruns:

-Master Zone
-Konohagakure no Sato
-Kirigakure no Sato
-Kumogakure no Sato
-Sunagakure no Sato
-Iwagakure no Sato
-Criação de Personagens
-Criação de Fichas
-Chuunin Shiken
-Vida de Sensei
-No Meio Do Nada
-Sala dos Senseis

Master Zone:
É o local aonde serão postadas todas novidades, sugestões e críticas.
Também é aonde se encontram as regras de um modo geral do RPG.

Konohagakure no Sato:
É a vila da Folha no nosso RPG. É nela que os ninjas da folha se reúnem,
realizam suas missões, treinos, interpretações, compras, duelam e tudo
mais. A vila da Folha é a vila mais desenvolvida do universo de Naruto, e
está sob o comando do Hokage. As sub-sessões de Konoha são:
Vila da Folha: Local aonde se encontram os clãs e organizações da vila da
folha.
Treinamentos: Local(is) aonde os ninjas da folha costumam freqüentar para
treinar, é
aonde são postados os treinos solo (explicado mais adiante).
Centro de Comércio: Aonde os ninjas da folha realizam suas compras no RPG,
desde armas a até venenos.
Arena de Duelos: Aonde ocorrem os duelos entre ninjas da folha, sejam eles
ON-RPG (a sério, conta no RPG) ou Off-RPG (vitória ou derrota não contam
nada).
Equipes: Aonde as equipes se reúnem, de acordo com seu GM, e realizam suas
missões e treinos.
Praça da Folha: Local interpretativo para os jogadores da vila de Folha poderem
se conhecer ON-RPG.
Eventos: Local aonde acontecerão e serão postados eventos especiais na vila.

Kirigakure no Sato:
A conhecida Kirigakure, é aonde os shinobis da vila da névoa se encontram
e realizam suas missões, treinos, interpretações, compras, duelam e
tudo mais. A vila da névoa passou por sérias dificuldades no universo de
Naruto, mas seus habitantes tem uma forte vontade e senso de melhora.
Ela está sob o comando do Mizukage.
As sub-sessões de Kirikagure são:
Vila da Névoa: Local aonde se encontram os clãs e organizações da vila da
névoa.
Centro de Comércio: Aonde os ninjas da névoa realizam suas compras no RPG, desde
armas a até venenos.
Treinamentos: Local(is) aonde os ninjas da folha costumam freqüentar para
treinar, é aonde são postados os treinos solo.
Arena de Duelos: Aonde ocorrem os duelos entre ninjas da névoa, sejam eles ON
RPG (valendo a sério) ou Off-RPG (vitória ou derrota não contam nada).
Equipes: Aonde as equipes se reúnem, de acordo com seu GM, e realizam suas
missões e treinos.
Praça da Névoa: Local interpretativo para os jogadores da vila da névoa poderem
se conhecer ON-RPG.
Eventos: Local aonde acontecerão e serão postados eventos especiais na vila.

Kumogakure no Sato:
É a vila da Nuvem no nosso RPG. É nela que os ninjas da nuvem se reúnem,
realizam suas missões, treinos, interpretações, compras, duelam e tudo
mais. A vila da núvem é uma vila que se sabe muito pouco, apenas que
está entre as mais fortes vilas de shinobis.. Se sabe que Raikage estava
comanda Kumogakure, seus planos atuais são desconhecidos.
As sub-sessões da Nuvem são:
Vila da Nuvem: Local aonde se encontram os clãs e organizações da vila da
nuvem.
Treinamentos: Local(is) aonde os ninjas da nuvem costumam freqüentar para
treinar, é
aonde são postados os treinos solo (explicado mais adiante).
Centro de Comércio: Aonde os ninjas da nuvem realizam suas compras no RPG, desde
armas a até venenos.
Arena de Duelos: Aonde ocorrem os duelos entre ninjas da nuvem, sejam eles ON
RPG (valendo a sério) ou Off-RPG (vitória ou derrota não contam nada).
Equipes: Aonde as equipes se reúnem, de acordo com seu GM, e realizam suas
missões e treinos.
Praça da Nuvem: Local interpretativo para os jogadores da vila da nuvem poderem
se conhecer ON-RPG.
Eventos: Local aonde acontecerão e serão postados eventos especiais na vila.

Sunagakure no Sato:
É a vila deda Areia no nosso RPG. É nela que os ninjas da areia se
reúnem, realizam suas missões, treinos, interpretações, compras, duelam e
tudo mais. A vila da areia se encontra em aliança com a vila da folha, e
ambas estão prosperando em harmonia. Está sob o comando do Kazekage.
As sub-sessões de Suna são:
Vila da Areia: Local aonde se encontram os clãs e organizações da vila da
areia.
Treinamentos: Local(is) aonde os ninjas da areia costumam freqüentar para
treinar, é aonde são postados os treinos solo.
Comércio: Aonde os ninjas da areia realizam suas compras no RPG, desde armas a
até venenos.
Duelos: Aonde ocorrem os duelos entre ninjas da areia, sejam eles ON RPG
(valendo a sério) ou Off-RPG (vitória ou derrota não contam nada).
Equipes: Aonde as equipes se reúnem, de acordo com seu GM, e realizam suas
missões e treinos.
Praça da Areia: Local interpretativo para os jogadores da vila de areia poderem
se conhecer ON-RPG.
Eventos: Local aonde acontecerão e serão postados eventos especiais na vila.

Iwagakure no Sato:
A conhecida vila da Pedra, é aonde os shinobis de Iwagakure se encontram e
realizam suas missões, treinos, interpretações, compras, duelam e tudo
mais. A vila da Pedra é conhecida por suas desavenças com Konoha e
diversas participações em conflitos e tendências aos mesmos. Ela está
sob o comando do Tsuchikage.
As sub-sessões de Iwagakure são:
Vila da Pedra: Local aonde se encontram os clãs e organizações da vila da
rocha.
Praça da Rocha: Local interpretativo para os jogadores da vila da rocha poderem
se conhecer ON-RPG.
Centro de Comércio: Aonde os ninjas da rocha realizam suas compras no RPG,
desde armas a até venenos.
Treinamentos: Local(is) aonde os ninjas da rocha costumam freqüentar para
treinar, é aonde são postados os treinos solo.
Arena de Duelos: Aonde ocorrem os duelos entre ninjas da rocha, sejam eles ON
RPG (valendo a sério) ou Off-RPG (vitória ou derrota não contam nada).
Equipes: Aonde as equipes se reúnem, de acordo com seu GM, e realizam suas
missões e treinos.
Eventos: Local aonde acontecerão e serão postados eventos especiais na vila.

Criação de Personagens:
É o local aonde os iniciantes vêem as regras para criação de suas fichas e
de seus personagens. É onde estão todos os clãs, jutsus, e tudo mais necessário
para a criação de fichas.
Está sub-dividida em;

Clãs: Regras específicas e jutsus específicos de todos os clãs do RPG, de
acordo com sua vila oculta.
Jutsus:
Todos os jutsus do RPG, desde jutsus elementais até taijutsus complexos (requerem
treino) e estilos de luta. Estão todos listados e explicados de acordo com seu
respectivo lugar.

Criação de Fichas:
É o local aonde os iniciantes com ficha ja montada postam a sua para esperar a
sua aprovação e então vão para a fila de espera, onde esperam formar um time
para serem adotados por um GM.

Chuunin Shiken
É aonde são realizados os exames para o avanço da classe Genin para Chuunin, o
famoso exame do anime/mangá. Ele está sub-dividido por fases que variam em
duração, quantidade e objetivo. Ocorrem em média a cada 6 meses e sómente aqueles
chamados para o exame podem participar. Normalmente é o maior evento do RPG.

Vida de Sensei
É o fórum aonde os senseis das equipes de jogadores realizam missões ou treinamentos.
Mostra também o dia a dia dos senseis. Os GM’s controlam os mesmos, e
possivelmente jogadores serão escolhidos para mestrarem missões.

No meio do nada
Local aonde ficam organizações secretas, e nukenins (fugitivos) se aventuram.

Sala dos Senseis
Local aonde os GM’s postam os seus relatórios de acordo com suas equipes, e onde
se reúnem para discutirem assuntos ligados ao RPG.

3- Dicas de conduta básicas e no RPG

Antes de tudo, deixe-me explicar algumas regras básicas de conduta, que irão ajudar
a todos se forem seguidas como o exemplificado. Tente sempre respeitar os Game
Masters, eles estão ali para serví-los de plena boa vontade, portanto, evite
mandar PM’s xingando seu GM, ou, de modo grosseiro, ficar pedindo para que ele
poste ou faça tal necessidade. Tente sempre manter-se educado, paciente e
compreensivo com seu GM, pois assim ele irá sentir-se mais confortável para
postar para o seu time. Tente realizar posts com uma boa estrutura e escrita,
afinal, todo mundo vai querer ler suas ações sem ter empecilhos. É ruim ter que
ficar decifrando coisas, então tente usar um português correto e organizar seu post
de modo que facilite a leitura, tanto do seu GM, quanto dos membros de sua
equipe. Sempre aceite críticas de modo positivo. Se o seu GM lhe pedir uma
melhora na interpretação ou reescritura de uma
história, não se sinta mal. Veja isso como algo positivo. Afinal, quem bem
interpreta ganha experiência a mais durante as missões e treinos.


Tente sempre narrar com clareza mas descreva de um modo que
deixe o mais realista possível. Imagine as cenas, o cenário, tente expor tudo
que puder para tornar as interpretações mais reais e mais dinâmicas, então o GM
e os outros membros poderão imaginar a cena perfeitamente. Na Hajime temos uma
certa ordem de postagem quando se trata de times,
normalmente, segue-se pela ordem: GM->Membro x->Membro y->Membro
z->GM.
Porém, contanto que não seja alterado a história e o jogador não faça o papel
do GM pré-narrando coisas que supostamente aconteceriam, é possível que
jogadores fiquem postando e
interpretando (bem como o GM) enquanto aguardam a resposta de alguém que só
poderia postar mais tarde. Isso não é proibido de se fazer, assim como não
precisa ser sempre numa ordem fixa entre os players. Se um player tinha postado
primeiro, nao quer dizer que ele tem que postar denovo antes dos outros.
Organize bem sua ficha em sua assinatura, ela é obrigatória e exprime tudo de
necessário para seu narrador saber de seu personagem. Organize bem seus posts
interpretativos. Como um
possível padrão, bem comum, segue o modelo mais utilizado:


Ações normalmente são feitas em negrito e entre ** [ *pego a
sacola e entrego para meu sensei*]
Pensamentos normalmente são feitos em itálico [ Droga... e agora? O jutsu dele
é poderoso demais!]
Falas são normalmente feitas sem nenhum efeito especial, seguido de um
travessão [ -Ei, vou te pegar!]

Alguns exemplos:
Interpretação:
*Yaori continuava sentado durante as apresentações e somente se levanta quando Chiro
termina de se pronunciar. O jovem Taiyoo da uns tapas em suas roupas para tirar
o pó e se dirige ao sensei com passos lentos, com a mão direita na nuca.*


- Yo ... Sou Yaori ^^". Muito prazer Shinji-kun...


*Então ele se vira para Chiro, que havia lhe cumprimentado
logo em seguida da fala do sensei*

- Baka u.u'' ... precisa dessas formalidades não Chiro xD~~ *Olha para
Kin* Né, nii-san? ^^ *Volta o olhar para Shinji* Ah, é... eu e Kin somos irmãos,
Shinji-kun.

*Então o garoto coloca as mãos nos bolsos e fica parado, esperando que o Jounin
se manifestasse, para apresentar aos
genins a missão deles.*

Que cara estranho... Essas roupas e o tipo dele... não lembro de ter visto esse
cara por aqui sequer uma vez... u.u


Exemplo de Descrição:


*Os três encontram, entre as penas, um homem que anda
alguns passos a frente. Sua roupa (camisa e calça) era preta. Vestia um pequeno
casaco azul, com alguns detalhes em branco que cobriam o peito, enquanto nas suas
costas tinha uma grande espada embainhada. Era uma espada grande até: 1,20m de
lâmina, enquanto uma katana normal tem 80cm. Ela estava sendo segurada por dois
semi-aros consecutivos de metal, que se fechavam na frente em um cinto, que
obviamente ficava em sua cintura. Seus olhos eram escuros e estavam sobre
pálpebras obviamente cansadas. Seu corpo magro fazia com que sobrasse muito
espaço entre as roupas*.
Existem também outros padrões, obviamente. Se quiser, pode fazer o seu próprio
modelo de narração. Contanto que o GM e os seus amigos entendam, sabendo separar
as coisas bem, será facilmente concebido. Um bom jeito disso ocorrer, é
colocando esse modelo na assinatura, para facilitar quem lê os posts.

Respeite também os outros jogadores e seus companheiros de equipe, tente se
relacionar o melhor possível com eles. Futuramente podem ocorrer eventos e
muitas coisas, das quais exigem um maior contato entre todos. Uma dica por
exemplo, é combinar horários para se jogar: todo mundo do time conectar a um
horário específico para completar sua missão com o GM. MSN é uma ferramenta
MUITO útil.


Evite spam e flood (posts repetitivos, fora de assunto ou
inúteis), isso pode lhe dar warns e tornar o tópico desinteressante para quem o
vê. Vistas essas coisas “básicas” que todos nós devemos cumprir para um
andamento mais fácil de jogo, podemos seguir para o próximo tópico.

4- Sistema de Jogo

Para ver o sistema por completo, recomenda-se que vejam
outros tópicos como "O Karma", "Atributos, Chakra, HP, Stamina,
etc" ou o "FAQ - Guia de Combate". Porém, por ser algo em parte
complexo e muitas vezes um conhecimento desnecessário, fizemos um resumo para
aqueles que querem saber apenas o básico para poder jogar.

Para criar sua ficha, deve-se seguir as intrunções do tópico de criação, indo
atras do seu Clã
(cujas regras são explicadas num tópico na seção "Clãs" ) e jutsus.
Escolhido tudo, faça sua ficha.

Para jogar, é simples. O limite de chakra é a quantidade máxima de chakra que
pode ser concentrado durante uma única ação (lê-se uma única ação como um
movimento. Jutsus
que gastam duas ações, tem o mesmo limite que um soco com chakra concentrado de
uma ação). Ou seja, mais que aquilo não é possível. O seu chakra é retirado da
sua stamina, seguindo regras de disperdício dependendo do controle de chakra do
usuário (explicado no tópico "Atributos, Chakra, HP, Stamina, etc" ).
Esses cálculos, porém, são todos feitos pelo GM. Normalmente ele avisa quando
não tem limite de chakra o bastante para usar um jutsu ou concentrar certa
quantia de chakra e ele mesmo faz os descontos na stamina, que é a energia que
o personagem também gasta para correr, socar, dar cabeçadas, etc.

Ninjutsu se baseiam em golpes de normalmente 2 ações, que devem ser treinados. Modificações
leves, porém, podem ser feitas no meio do combate (tipo fazer um "Kage
Kunai no Jutsu" quando o personagem tem o "Kage Shuriken no
Jutsu" ) sem treino. Eles gastam chakra em geral.

Taijutsus é a porrada em si. Eles gastam normalmente só uma ação e existem
alguns tabelados. O que não é tabelado, normalmente pode ser feito sem treino. Se
quer dar uma chave de braço, só narrar como se faz uma e feito! Você sabe fazer
(exige apenas o conhecimento do jogador sobre combate). Eles gastam stamina
normalmente, mas pode-se concentrar chakra para aumentar oimpacto (desde o
impacto de socos como o impacto dos pés no chão ao darum salto, para ir mais
longe/rápido).

Genjutsus, porém, é totalmente diferente. Usando chakra, ele se baseia em
enganar o inimigo e depende muito de cada genjutsu. Modificações pequenas no
genjutsu são feitas sem treino, mas eles todos precisa-se treinar antes de
usar.

O número de ações por turno é igual à quantidade de pontos de atributo em "Agilidade".
O número de projéteis pequenos (senbons, kunais, shurikens) que se pode
arremessar em uma única ação é igual ao número de pontos em
"Habilidade" para cada mão. Ou seja, com duas mãos, Hab x 2 projéteis.
Projéteis médios (Fuumas shurikens) e grandes (armas arremessadas) gastam uma
ação inteira cada.

Sabendo-se isso, sabe-se tudo para o combate. O HP é dado em porcentagem e
todos os
personagens tem uma resistência física não tão longe da resistência de uma
pessoa. O dano é baseado na interpretação do golpe e calculado pelo GM e o
combate é dado por turnos, onde você ataca, gm posta, outro defende e gm posta
o resultado, onde logo em seguida ele ataca e segue ociclo. Não precisam se
esquentar com regras, deixando então a interpretação dar conta de fazer você
lutar e fazer o GM ficar se esquentando com as regras para adaptar ao sistema XD.
Sabendo disso, bom jogo.

5- FAQ

P: Aonde posso criar meu personagem?
R: Na sessão “Criação de Fichas” dentro da RPG Zone

P: Tenho uma sugestão de jutsu/técnica/clã! Como faço para que vocês avaliem?
R: Uma vez por mês será aberto um tópico aonde todos jogadores poderão postar
suas contribuições diretas ao RPG, seja um clã ou jutsu inventado. Tudo será
avaliado para ver se poderá ser inserido ou não no jogo.

P: Ah, eu vi que tem jutsu que gasta 2 ações, como vou saber quantas ações um
jutsu gasta?
R: A maioria dos jutsus que envolvem selamentos com as mãos gastam 2 ações.
Outros até 3 ações, a depender da técnica empregada. Se não tivercerteza, só
perguntar ao seu GM.

P: E os combos e taijutsus? Qual a diferença?
R: Os combos são uma seqüência de ataques, que por sua vez, gastam stamina a
depender dessa seqüência. O taijutsus (técnicas em geral), gastam uma quantidade
fixa de stamina e também requer um treino maior para que a ‘jogada ensaiada’ não falhe. Sem treinar um
taijutsu e tentar usá-lo apenas narrando o golpe, é bem provavel que não dê
certo. Nota:
Chutes/socos/etc. também gastam stamina, assim como os combos, a depender da
quantidade de golpes, força aplicada e etc...

P: Como eu treino meus atributos e aprendo jutsus?
R: Para treinar determinado atributo, é necessário um treino específico nesse
atributo. Por exemplo: Quero treinar minha agilidade. Então eu terei que
simplesmente correr (não necessáriamente) até eu ultrapassar minha velocidade
anterior. Para isso, ganha-se pontos de treino, onde para aumentar o ponto de
atributo, precisa-se do número de pontos de
treino igual ao número atual do atributo. (Se tem 3 em agi, 3 pontos de treino
aumentam Agi para 4). Também é possivel ganhar pontos de treino em missões.
Para os jutsus, você precisa dominar o elemento do jutsu (caso for elemental) e
treiná-lo. Ex: Eu quero aprender o Katon, Goukakyuu no Jutsu. Para isso
precisarei ser do elemento Katon e terei que tentar fazer uma grande bola de
fogo a partir do meu elemento. Jutsus semelhantes tem maior facilidade de
aprendizado.

P: O que são pontos de treino? Serve para os jutsus também?
R: Os pontos de treino servem SOMENTE para os atributos. Cada treino, digamos,
normal (equivalente a 2 páginas), equivale a um ponto de treino. Se você quiser
2 pontos de vez, você terá que treinar 2 vezes mais. Lembrem-se: Pontos de
treino SOMENTE para os atributos. Não se ganha "pontos de jutsu" em
tópicos normais. Para aprender jutsus, favor ler pergunta e resposta acima.


Nota: Você não poderá treinar enquanto estiver em missão ou
outra atividade relacionada. Treinos são ON-RPG.

P: O que é o Chuunin Shiken?
R: Chuunin Shiken é o famoso evento de Naruto, que tem como objetivo graduar os
genins para o level Chuunin. O Chuunin Shiken acontece duas vezes por ano na
Hajime. É necessário fazer parte de uma equipe para participar.

P: Como funcionam os venenos?
R: Vamos usar de exemplo um frasco de veneno paralisante pequeno. Se você quiser
usar em uma arma ou algo do tipo você gastará uma "passada" do veneno
(Se o veneno é 5/5, ele tem 5 passadas. Usando uma, teremos 4/5).Pois os
venenos de arma não são medidos em litros como os venenos de bomba que são
regrados pela propria bomba. A cada vez que você usar o
veneno, não será em litros e sim em quantas vezes fora passada em tal objeto/pessoa.
Quantas mais vezes passar, mais aumenta o efeito do veneno (que é descrito
"por passada" ), apesar de tornar o risco de desperdício maior. No
centro do comércio temos a descrição de todos os venenos existentes no RPG.

P: Elementos. Variações? Como fazer e o que é isso?
R: Cada elemento possui suas variações. Ou seja, outras formas de usa-lo. Mas,
para isso você precisa ter um Controle de Chakra bom (vide tópico dos
atributos). Por exemplo: Eu tenho CdC 6 e possuo o elemento Suiton. Lá no
tópico de atributos diz que eu já posso manipular meu elemento. Ou seja, você
poderá "criar" seu elemento no que quer que seja (a depender, óbvio).
Desde criar uma pequena gota da ponta de cada um de seus dedos à até mesmo uma
bala d’água. Mas já não existe um jutsu que lança uma bola d’água? Sim, mas
você pode criar outras coisas a partir da manipulação, não se limitando somente
a uma coisa.

P: Genjutsus, como escapar de um?
R: Os genjutsus são completamente interpretativos no RPG da Hajime. O GM lhe
dará a visão da ilusão e a partir de alguns fatores (como atributos), lhe dirá
se tal pessoa esta apta pra sair do genjutsu ou apenas contorná-lo. Para sair
de um, normalmente, ou precisa de dor para desviar atenção ou o uso do
"Kai". Alguns genjutsus não tem como sair, tendo que apenas serem
contornados.



P: Jutsus elementais, de onde vêm?
R: A maioria dos jutsus elementais saem de dentro do corpo mesmo. Devido ao
domínio do elemento que a pessoa possui, juntamente ao chackra. Mas alguns
outros jutsus elementais, requerem que o elemento esteja presente no momento
para ser usado. Ex: Eu quero soltar um Suiryuudan no Jutsu.
Pra eu solta-lo, preciso de uma fonte de água no local. Caso contrário, o mesmo
não fará efeito. (Alguns, como o Suiryuudan, podem ser usados sem água no
local, mas o gasto de chackra será maior. Então, não se preocupem que todos os
detalhes já estão na descrição dos jutsus.)

P: Pra que servem os pesos?
R: Os pesos têm como função lhe ajudar nos treinamentos (também em lutas, porém
o dano é considerado ou não pelo modo em que atinge) de agilidade, habilidade e
força bruta.

P: Kinobori no Waza e o Suimen Hokou no Waza, podemos começar com eles?
R: Não, esses dois jutsus, não importa seu CdC, tem que haver um treino para
consegui-los, a não ser que gaste um dos jutsus iniciais Rank D. Quanto maior
seu CdC, mais fácil o treino.

P: Kuchiyose no Jutsu, como crio um contrato?
R: Para fazer um contrato Kuchiyose, você precisará da assinatura do animal que
você deseja invocar. Do líder deles, para ser mais exato. Mas, é recomendável
que procure um GM antes de começar sua jornada atrás do animal.

P: Ahm, eu tenho 700 Ryous iniciais pra gastar, posso gastar a vontade?
R: Sim, pode. Mas cheque o Centro de Comércio da sua vila, pois em algumas,
possuem itens únicos.

P: Eu vi um carinha que era Uchiha, mas ele era de Kiri. Isso é possível?
R: Não. Ao criar sua ficha, você deve selecionar o clã correspondente a cada vila.
Se você escolheu ser um Uchiha, você será de Konoha, não de Kiri.

P: Eu posso colocar mais de 5 pontos em um atributo?
R: Não. Inicialmente, o máximo que você pode colocar em um atributo, é 5. Depois,
com o andamento no RPG, pode-se passar desse valor.

P: Nos atributos, colocar 0 em um atributo é permitido??
R: Não. Apenas o atributo Controle de Chakra, pode ter 0. Afinal, nem todo shinobi
possui chakra. (Ao ter CdC 0, não se pode começar com nenhum jutsu que use
chakra). No caso de CdC 0, para aumentar para CdC 1, exige 1 ponto de treino.






Nota: O mínimo que você pode colocar em um outro atributo, é
1.

Dúvidas Freqüentes serão adicionadas a medida que surgirem neste FAQ.
Shika Oka
Shika Oka

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